Brasileiros em Portugal

Atualmente há um crescente número de cidadãos brasileiros que deixam o país com vista a uma oportunidade no estrangeiro.

A facilidade do idioma e a proximidade com a cultura, contribui para que Portugal seja o país mais procurado na Europa, seguindo-se a Espanha e o Reino Unido.

 De acordo com o economista luso João Peixoto, especialista em migração, para que o projeto de estimular a imigração tenha uma resposta mais rápida e eficaz, o governo socialista de António Costa, que assumiu o poder em Novembro de 2015, deve criar condições para que os estrangeiros sejam inseridos no mercado com mais facilidade. Já tendo, inclusive  anunciado novas medidas que tendem  a facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho.

“As iniciativas para atrair estrangeiros serão mais bem-sucedidas se estiverem interligadas com medidas que estimulem a criação de empregos. Trabalhando nessas duas frentes será possível equilibrar a balança, absorver quem chega e estimular a economia local”, afirma Peixoto à BBC Brasil.

Essas novas iniciativas e facilidades para a fixação de residência em Portugal, aliadas ao grande número de descendentes de portugueses no Brasil, vêm permitir ao brasileiro fixar-se em Portugal, seja através da autorização de um visto de residência, ou através da concessão da cidadania portuguesa.

De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal, em 2014, 87.493 brasileiros viviam no país, o que representou 22,1% do total de estrangeiros.

Mais, entre 2007 e 2013, o Estado Português concedeu quase 270 mil pedidos de naturalização aos cidadãos brasileiros.

E esse número só tende a crescer visto o atual panorama de ambos os países.